Narguile

Narguile

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mas afinal, o que é Narguile?

 O que é Arguile? Arguile, Narguile, Arguilé, Hookah.. etc, são nomenclaturas adotadas por vários tipos de regiões ou países.
       Um Arguile, nada mais é do que um cachimbo d’água, onde você fuma vários tipos de essências, apreciando novos sabores e aguçando seu olfato e paladar.
Como Funciona?


       

      Ao fumar, o ar que entra no arguile é aquecido pelo carvão, que por sua vez queima a essência liberando todo seu aroma. O “ar aromatizado” entra pelo Stem (cano principal do arguile) e desce até o vaso contendo água para que a fumaça seja resfriada, tornando-a agradável na hora que chega até sua boca. Então você aprecia todos os momentos bons que uma sessão de arguile pode lhe oferecer.


Arguile e seus componentes.Um arguile não é só formado pelo Stem e pelo vaso, sua composição agrega:
Stem = Haste principal (corpo do arguile)
Vaso = Aonde vai à água
Rosh = Aonde você coloca o fumo
Prato = Serve de apoio ao carvão
Mangueira = Serve para levar a fumaça do arguile até sua boca


       Há varias hipóteses de onde surgiu o primeiro arguile, quase todas em seu sentido verdadeiras. Relatos nos apontam para Europa, América, Índia, África e Pérsia. Historiadores indicam a América como principal fonte criadora e até inspiradora para a Europa, que por sua vez passou os costumes para Ásia e África. Intensos estudos realizados no século XX alegam que o ato de fumar tabaco no assim chamado cachimbo d’água foi importado da América para há África vários séculos antes da chegada dos europeus… (por L. Wiener).

        O pesquisador Americano J.A Frank livremente afirma “Dois mil anos antes da descoberta do arguile, parece que um cano de água chamado Dhoom Netra, cheio de ervas aromáticas e plantas medicinais, e também, muito provavelmente com as drogas, foi fumado”.
     A origem persa é certamente confirmada pela BM Du Toit depois de ter realizado um grande trabalho etnográfico na África. O pesquisador estava interessado na origem do dagga (cannabis) e repetidamente ressalta o uso de tubulação de água “Dakka”. Vários especialistas consideram a possibilidade de uma origem africana para o cachimbo d’água
       Em resumo, o uso do cachimbo d’água, em grande parte, pode ser afirmado como simultâneo e com suas adaptações através dos anos entre várias regiões do mundo. (…)
SaúdeVamos aqui expor nossas opiniões, pois temos que lutar pelo nosso direito de saber a real maleficência que o arguile faz.
       Esse mito de que “um arguile = 100 cigarros” nada mais é do que mídia manipulada, que em minha opinião, os “reis do tabaco”, donos de empresas de cigarros viram que as pessoas acharam uma “alternativa” para o vicio no tabaco e manipularam a mídia para que o arguile fosse taxado como “demônio para saúde”.
Eu não vou ser hipócrita e dizer que o arguile não faz mal, tudo que é fumaça faz mal. Mas usado moderadamente e da maneira certa (sem substâncias ilícitas), o mal que pode causar a saúde é irrelevante ao prazer de uma boa sessão. Os primórdios do cachimbo d’água fumavam desde a Pré-adolescência e morriam com mais de 100 anos, assim como hoje os turcos, libaneses e árabes!
O que na realidade ocorre, é que, muitos antropólogos acham que o cachimbo d’água não faz tão mal quanto a mídia diz, e os profissionais de medicina defendem a teoria deles, de que uma sessão de arguile é igual a fumar 100 cigarros. Mas enquanto essa “discussão” entre médicos e antropólogos não pararem e eles entrarem em acordo para descobrir o quão mal faz realmente a saúde, nunca teremos uma resposta verdadeira e definitiva.

x

11 comentários:

  1. Legal, bom começo, o blog promete.
    Faltou fazer as postagens no prazo...

    ResponderExcluir
  2. Ta bem legal o blog! O post introduz bem o assunto para todos os tipos de pessoas que conhecem ou desconhecem o assunto. A imagem também ajuda na explicação!

    ResponderExcluir
  3. Achei o post muito interessante, explica bem e detalhadamente o mundo dos Narguiles, pra que até mesmo um leigo consiga entender. Além de bem escrito, sana dúvidas-chave que algumas pessoas possam vir a ter sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, achei o tema de vocês bem interessante, não tem muitos blogs sobre esse assunto na Internet, então é bem bacana de se discutir, até porque tem toda essa questão de faz mal ou não a saúde. O texto está super bem escrito e detalhado, esclarece qualquer dúvida que o leitor possa vir a ter sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Conheço bem pouco sobre narguile e achei bem interessante que vocês explicaram os diferentes nomes que ele possui, sobre seus componentes e se é prejudicial ou não para a saúde.

    ResponderExcluir
  6. Vocês exploraram um tema não muito convencional para blogs, achei legal a ideia!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal o post! Um tema super diferente! Acho q deviam continuar o blog, senti falta de mais postagens.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante saber um pouco mais sobre o Narguile... Acho que ajuda a barrar alguns tipos de preconceitos que quem não conhece tem! Só falta postar mais... Acho que fazer um post sobre as tabacarias onde comprar as essências e também sobre sabores, tipos e marcas, seria legal! ;)

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber mais sobre o narguile. Espero que não faça mal como 100 cigarros, hahaha porque é muito bom! - Mariana Reis

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o assunto e a sua importância, pois descreve detalhadamente o que é o "Narguile", contando sua história e nos alertando sobre informações totalmente influenciadas pela mídia. Com certeza não devemos acreditar em tudo que vemos. Apenas achei que deveria ter mais postagens, porém é um ótimo trabalho realizado por vocês!

    ResponderExcluir
  11. não podia esperar nem outro tema vindo dos donos do blog... hahahahaha... mas estão de parabéns, acho q seria legal falar um pouco dos mais dos reais males do narguile e mostrar q sim, os males existem, mas nem de longe são tão grandes quanto se fala, para poder dar um incentivo e uma certa segurança aos preconceituosos de plantão e as pessoas que tem curiosidade. Mas além de eu ter gostado bastente da temática e da disposição do blog, achei o post muito bom, pois facilita o entendimento, mesmo daqueles que não fazem ideia do que é um narguile. parabéns pelo trabalho e pela clareza na proposta e execução.

    ResponderExcluir