O termo provém do persa – Narguil – noz de coco, porque era esse o material que, primitivamente, se usava como reservatório para a água.
A diferença entre Arguile e Narguile, se dá pelo fato, que na língua árabe muitas vezes o “n” inicial pode ser suprimido, o que não altera o sentido da palavra, e é um mero detalhe linguístico.
Já em países como Egito, Bahrein, Kuwait, Marrocos, Qatar, Tunísia, Arábia Saudita, Somália e Iêmen, ele é chamado de Shisha, que também tem origem persa, mas significa vidro ou garrafa. Em outros lugares, ele também é chamado de Hookah, que vem do árabe, e significa pote pequeno ou jarro, esse nome é geralmente usado no Irã e na Índia.
Mais importante que a nomenclatura, o arguile é um símbolo, uma tradição que representa boas-vindas, de “ahla-ua-shala” (hospitalidade, serenidade e harmonia).
O Narguile é algo social, para ser fumado em grupos. Os fumantes de narguile fumam e passam horas conversando. O Narguile tem um caráter coletivo embora o conceito seja individual, de reflexão.
Um forte abraço a todos!
Pra ser bem sincera não curto narguile, e muito menos sabia que poderia ter outro nome ahahaha! Tenho certeza que não sou única, e é isso que torna o blog de vocês interessante. Lógico que para os fãs, vai ser mais interessante ainda! Parabéns!
ResponderExcluir