Narguile

Narguile

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Febre do Narguile no Oriente

Quem viajou para o oriente recentemente notou que a febre do narguile voltou e voltou com força total e desta vez não são os anciãos, ou seja, não são apenas os mais velhos que estão fumando, são os jovens!
Women-smoke-water-pipes-a-001
Isso mesmo, os jovens aderiram a esse modo de fumar milenar e é realmente muito agradável ingressar numa roda de bar com os amigos depois do trabalho, fumar o narguile e tomar o tradicional chá servido com capricho nos bares do egito, turquia e em muitos outros países orientais.
Tampa Florida To Host Republican National Convention
É o jeito oriental de ser. Na religião islâmica, o álcool é estritamente proibido, então, os jovens ao invés de tomarem aquela cerveja no final do expediente, vão ao bares tomar chá e fumar narguile, tudo numa atmosfera de muita amizade e boa conversa.
Um grande abraço a todos e boa fumada!

Narguiles Khalil Maamoon

Está procurando um narguile top, conheça então os narguiles Khalil Maamoon.
Os Narguiles Khalil Mamoon são conhecidos por seus designs tradicionais, sua durabilidade e construção impecável. Os Narguiles Khalil Mamoon são feitos a mão no Egito por artesãos experientes que vem transmitindo a cultura do narguile, ou arguile, por gerações. Os Narguiles KM são feitos de forma ultra resistente para aguentarem até o uso nos bares egípcios, onde as pessoas se reúnem para fumar e conversar. 
A marca Khalil Maamoon é provavelmente a principal marca egípcia de narguile e provavelmente um dos maiores nomes no mundo dos narguiles.
Conheça abaixo alguns dos belíssimos designs da marca:
narguile-khalil-4narguile-khalil-21cnarguile-khalil-06b

Arguile no mundo

O arguile ainda é usado em vários países no mundo, como Líbano, Síria, Jordão, Grécia, Egito, Líbia, Tunísia, Iêmen, Irã, Índia, Afeganistão e China. Em alguns destes países, o arguile é bem mais popular do que na Turquia. A Síria possui uma próspera indústria de produtos de arguile, e exporta uma variedade impressionante de arguiles para muitos países da região.
historia-narguile5
Hoje no Egito, mais do que em qualquer outro país, arguiles são encontrados por toda parte, e além de difundir esta cultura em seu país, o Egito vem se tornando um embaixador internacional desta arte, através da grande produção de filmes no país, com sua cultura transmitida em massa para outros países.
Talvez estes fatos sejam os responsáveis pelo renascimento da cultura do arguile, em países como a Tunísia, Síria, Líbano e Jordânia.
Atualmente no Irã, o estilo de vida compartilha o uso do arguile. Por exemplo, em Darban, uma cidade pequena no sul de Teerã, as mulheres, sozinhas ou acompanhadas de seus maridos ou mães, se encontram nos cafés tradicionais, em uma atmosfera de feriado, sentam-se em um tapete, bebem chá, comem algumas sementes de girassol, fumam arguile e conversam. A Índia é conhecida historicamente, pelo uso da hookah.
Em 1840, o arguile era muito comum durante jantares, na mesa de oficiais militares, e seu gorgolejar era típico de ser ouvido até tarde da noite, e os indianos mais idosos, mantiveram este costume ao viajarem ao exterior. O arguile chinês tem uma forma muito peculiar, parece com um grande isqueiro decorado, cujo corpo é pequeno e projetado para encaixar pequenos pedaços de tabacos em dois ou três lugares diferentes.

Como fumar Narguile – Como fumar a Arguile (Passo a Passo)

Olá amigos, é muito fácil fumar Narguile (ou Arguile). Chame os amigos, arranje um lugar confortável e confiram este guia ilustrado para iniciantes de como fumar narguile:
como-fumar-narguile-agua-base
1- Coloque a água na base de vidro da Arguile, (ou vaso) até cobrir o tubo de metal com dois dedos de água, nem mais, nem menos. Eu não gosto de misturar nada na água (araq, vodca, coca-cola, etc.) para não interferir no gosto do fumo, porém gelo é sempre bem vindo, para que a fumaça venha mais refrescante.
2- A Arguile (ou narguile) deve estar sempre bem vedada, ou com todas as borrachinhas de vedação no local certo, ou então com um pedaço de pano úmido em todo lugar por onde possa vazar o ar.
3- A mangueira deve estar sempre limpa, mas não se deve usar água para limpá-la, pois ela é feita de couro por dentro. A pessoa pode usar uns limpadores feitos com arame felpudo para enfiar na mangueira, ou simplesmente assoprá-la com bastante força. Hoje em dia já é possível encontrar mangueiras laváveis, feitas de plástico.
como-fumar-narguile-colocando-essencia
4- Na hora de colocar a essência no fornilho de cerâmica (rosh), a pessoa deve ir colocando a essência em pequenos pedacinhos, pouco a pouco, sem nunca apertar ou amassar a essência demais, pois quanto mais “soltinho” ela estiver no pote, mais o ar quente vai circular lá dentro. Não encha o pote até a boca, justamente para o papel alumínio não amassá-la quando for colocado. Se o papel alumínio nem encostar na essência, melhor ainda.
como-fumar-narguile-papel-aluminio
como-fumar-narguile-furinhos
5- Coloque o papel alumínio de forma que ele fique bem reto e liso, e faça os furinhos com um palito de dente, mas sem enfiar muito o palito, para os furos não ficarem muito grandes. Cerca de vinte furos já é o suficiente.
como-fumar-narguile-carvao
6- NÃO USE carvão de churrasco, USE carvão especial para Narguile,  (que dão bem menos trabalho pra acender), mas em qualquer situação, há três coisas importantes que se deve considerar:
a. O tamanho de carvão ideal é um disco ou tablete de mais ou menos 3 cm.
b. O carvão quando colocado deve estar TOTALMENTE em brasa, assopre-o e veja se está em brasas, ele deve estar totalmente avermelhado.
c. O carvão não deve ser colocado no centro do papel alumínio, mas nas bordas. Se a fumaça estiver vindo fraca mesmo após tentar puxá-la por uns cinco minutos (a essência demora até começar a queimar), coloque outro pedaço de carvão, na borda oposta àquela onde o primeiro carvão estava.
como-fumar-narguile-puxar
7- Agora basta dar pequenas puxadas pela mangueira e ir curtindo o sabor e o aroma das mil essências de narguile que se encontram por ai. Fumar arguile não é como fumar cigarro, simplesmente acender, fumar e pronto. A arguile deve ser fumada de forma especial, sozinho ou com os amigos.
É importante também estar em um ambiente de temperatura agradável e ter alguma coisa que se goste para beber (pode ser água, suco, refrigerante ou bebida alcóolica), enfim, estar confortável e relaxado.
Espero que tenham gostado, forte abraço!

Narguile ou Arguile? Qual é o certo?

O termo provém do persa – Narguil – noz de coco, porque era esse o material que, primitivamente, se usava como reservatório para a água.
A diferença entre Arguile e Narguile, se dá pelo fato, que na língua árabe muitas vezes o “n” inicial pode ser suprimido, o que não altera o sentido da palavra, e é um mero detalhe linguístico.
Já em países como Egito, Bahrein, Kuwait, Marrocos, Qatar, Tunísia, Arábia Saudita, Somália e Iêmen, ele é chamado de Shisha, que também tem origem persa, mas significa vidro ou garrafa. Em outros lugares, ele também é chamado de Hookah, que vem do árabe, e significa pote pequeno ou jarro, esse nome é geralmente usado no Irã e na Índia.
Mais importante que a nomenclatura,  o arguile é um símbolo, uma tradição que representa boas-vindas, de “ahla-ua-shala” (hospitalidade, serenidade e harmonia).
O Narguile é algo social, para ser fumado em grupos. Os fumantes de narguile fumam e passam horas conversando. O Narguile tem um caráter coletivo embora o conceito seja individual, de reflexão.
narguile-conversando
Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Tipos de carvão para narguile – Melhor carvão para narguile









É muito importante escolher um bom carvão na hora de fumar o seu narguile, além da praticidade e o tempo de duração, um bom carvão pode garantir uma fumada mais natural, sem alterar o sabor da essência. Confira abaixo, os principais tipos de carvão para narguile:
Existem quatro tipos básicos de carvões:
Carvão vegetal com pólvora;
Carvão vegetal sem pólvora, também chamados de naturais;
Carvão de fibra de coco;
Carvão feito de Caroços (de azeitona, pêssego, etc.) – estes são bem difíceis de se encontrar no Brasil.
Carvão de Fibra de Coco
Os carvões de coco são considerados a melhor opção para fumar o narguile, primeiro porque são ecológicos (não derrubam nenhuma árvore para produzi-lo), além disso os carvões de coco produzem mais calor, não deixam gosto no fumo e não exalam cheiro. A duração média destes carvões é de 1 hora e não deixam muitas cinzas. A única desvantagem é a demora para acender. Utilizando um isqueiro maçarico, você levará cerca de 5-10 minutos para acendê-lo.
carvao-coconara
Acendendo carvão de Coco no Microondas
A forma mais segura de acender um carvão é com isqueiros tipo maçarico ou fogareiros eletricos, mas alguns fumadores mais apressados nos enviaram uma dica para acender o carvão de coco no microondas. De primeira, pode parecer uma ideia meio estranha, porém, é comprovado que realmente funciona. Nós mesmos fizemos essa experiência, e teve êxito total. O único ponto negativo é o cheiro de carvão que fica no microondas.
Passo a Passo:
  1. Coloque o carvão em um recipiente resistente e temperado de louça ou barro (não é indicado pratos pois os mesmos podem quebrar ou marcar o verniz)
  2. Coloque bem no meio do aparelho e ligue-o em potencia mediana por 30 segundos, assim que o mesmo começar a ficar em brasa pode desligar o aparelho. Caso você deixe ligado por mais tempo é possível que marque a parte superior do aparelho pelo fogo, ou o recipiente pode explodir.
Carvão sem Pólvora
O carvão sem pólvora também é outra boa opção para quem quer uma fumada mais natural. Ele não é tão inodoro quanto o coco mas normalmente é mais barato. Ele demora um pouco mais para ser acendido mas compensa pela qualidade, duração da fumada e também por ser mais natural (sem os resíduos da pólvora).
carvao-zg-cx
Carvão com PólvoraO carvão com pólvora é o que se encontra com maior facilidade no mercado e é também o mais vendido, devido ao baixo custo e a facilidade de se acender. Afinal, este tipo de carvão pode ser aceso com um isqueiro comum e rapidamente, ou seja, em poucos minutos o carvão já está aceso e você já está fumando com seus amigos. O nome pólvora não é exatamente correto, pois o que é adicionado ao carvão é um nitrato que é altamente combustível.
carvao_bali_hai_disco
Uma novidade que se encontra no mercado são os carvões que são cobertos com uma camada de tinta não tóxica (dourada, por exemplo). A única função desta camada de tinta é impedir que suas mãos se sujem ao manuseá-los.
Carvão de MadeiraMuitos narguileiros vão as lojas e perguntam sobre os carvões feitos de madeira. A grande maioria dos carvões de narguile encontrados no Brasil, são carvões vegetais, ou seja, feitos de madeira carbonizada, a maior diferença é quanto a levar ou não pólvora (nitrato) para acelerar o acendimento.
carvao_bali_hai_golden_disco_un
Atenção: Muitos carvões com pólvora, devido a má distribuição da pólvora, causam pequenas faíscas quando estão acendendo. Tome cuidado com os olhos principalmente.
Estes carvões, e muitos outros, você encontra na loja www.madrugashop.com

Tipos de Rosh (Tipos de Fornilho)

 narguile é uma tradição oriental cada vez mais difundida no Brasil. Poucas coisas são tão relaxantes e sociáveis como reunir os amigos e ficar curtindo seu narguile.
Um dos pontos mais importante na qualidade da sua sessão de narguile é a preparação do rosh, ou fornilho, como é chamado no Brasil, por isso é importante saber os tipos de rosh e suas peculiaridades e características:
Os principais Roshs encontrados hoje em dia são:
Rosh Tradicional
Rosh Tradicional
TradicionalEste é o Rosh que normalmente acompanha a maioria dos narguiles chineses encontrados no mercado. Eles possuem os furos na parte de baixo do fornilho e até que funcionam bem para a maiorias dos fumos, o problema destes fornilhos acontece quando utilizados com essências muito úmidas ou com as essências em pedra, pois o melaço escorre pela haste do narguile deixando a essência seca e sem gosto, além de deixar o narguile todo sujo.
fornilho_bali_hai_verde
Rosh Vortex
VortexO Vortex é o rosh mais fácil de se preparar e o que melhor funciona com quase todos os tipos de fumos. Ele tem um pino elevado no meio e é todo fechado em baixo, os furos para a entrada de ar ficam nas laterais do pino central. São 4 furos próximos ao topo.
Neste fornilho, o melaço não escorre, deixando o fumo sempre úmido, maximizando a duração e o sabor da sessão. Além disso, o papel alumínio dificilmente desce e encosta no fumo pois o pino central é elevado, mantendo o alumínio afastado e segurando melhor o peso dos carvões. O fluxo é um pouco menor em comparação ao Phunnel, mas é um excelente rosh. A melhor forma de prepará-lo é deixar um espaço entro o pino central e o fumo, para não trancar o fluxo. Esse Rosh é muito bom com fumos úmidos e também com as essências em pedra tipo Shiazo ou Ishtar.
rosh-phunnel-verde
Rosh Phunnel
PhunnelO Rosh Phunnel foi inventado por Eric Hoffman, que criou esse fornilho para maximizar o sabor da marca de fumo que ele mesmo “inventou”, chamado, Tangiers. O Phunnel é um pouco mais complicado de se preparar, pois há de se preocupar bastante com o pino central, que é aberto em cima. Se não se estica bem o aluminio, ele tampa o furo e quase não há fluxo de ar. Sem o fluxo de ar, não há como fumar. Este Rosh também mantém bem o melaço do fumo, não deixando-o escorrer, o que ajuda a conservar o sabor da fumada. Esse rosh é considerado um dos melhores, pois o fluxo fica muito leve e abundante (se bem preparado).
Alien-Phunnel-Bowl-Black-Walnut-L
Rosh Alien Phunnel
Alien PhunnelO Rosh Alien Phunnel é um Phunnel mais raso, feito específicamente para fumos mais resistentes ao calor. Como sua superfície é maior, a área em contato com carvão também é maior, esquentando mais o fumo. Este Rosh é recomendado para maximização de sabor para fumos que aguentam bem o calor, como o Tangiers, Nakhla e Fantasia. Este rosh não é recomendado para fumos mais sensíveis como o Al Fahker, Afzal, Starbuzz, Social Smoke, etc, pois você irá queimar e desperdiçar seu fumo.
p_hookah_flip-01
Hookah Flip
Hookah FlipEsté é um rosh feito de metal, desenhado para aumentar a duração da sessão e aproveitamento total do fumo. Nele acontece o inverso dos roshs normais, o fumo fica em cima e o carvão embaixo. Com essa colocação, o carvão fica mais longe do fumo, assando o fumo com o menor contato possível e o carvão fica abrigado do ar, assim, o carvão dura muito mais. Com 3 carvões de coco, você pode conseguir uma sessão de mais de uma hora e meia. Esse fornilho é excelente para fumar com vários amigos, mas infelizmente é difícil de ser encontrado no Brasil. O ponto negativo deste fornilho é que é mais difícil mexer no carvão, que pode ficar apagando e tem que se perder alguns minutos regulando a queima.
flying_soucer
Rosh Flying Saucer (Disco Voador)
Flying SaucerEste Rosh é uma mistura de Vortex e Phunnel, com a diferença que o pino central é mais alto que a da borda do Rosh. Com isso, o papel alumíno fica elevado no centro, não deixando o carvão entrar em contato com o fumo, consequentemente gerando calor sem deixar queimar o fumo.
O Flying Saucer é ótimo, pois “assa” o fumo lentamente. É recomendado para fumos que nao aguentam muito o calor, como Al Fakher, HookaFina, Social Smoke, Starbuzz, etc.
Nunca utilize o Flying Saucer para preparar Tangiers, como é um fumo que necessita de calor, não irá acender direito.

Do que é feito o fumo do narguile?

Muita gente pergunta do que é feito o fumo de narguile, ou como é comumente chamada no Brasil, do que é feita a essência de narguile.
Conheça um pouco mais sobre a composição do fumo de narguile:
O fumo de narguile é composto, normalmente, por 4 itens:
tabaco-narguile
1. Tabaco
O tabaco é a base de tudo, e por ser produzido em diferentes partes do mundo, pode ser de diferentes tipos.
Certos tipos de tabaco são mais escuros, outros mais claros. Alguns são mais fortes, outros menos. Normalmente utiliza se a variedade Virginia, que também é utilizada na confecção de cigarros, por ser um fumo suave.
Tabaco é o nome popular que se da a planta do gênero Nicotiana, portanto, não pense que nos fumos de narguile não contém nicotina, o fumo pode ter sido lavado, o que diminui a quantidade de nicotina, porém a grande maioria possui sim nicotina. Dependendo do tipo de tabaco usado no fumo, ele poderá durar mais ou menos, pois cada tipo de tabaco é menos ou mais sensível ao calor.
  • Tipos de Tabaco
  1. Lavados: A lavagem ocorre com água fria, mas também pode-se usar vinagre ou um ácido que suaviza a nicotina. A nicotina é solúvel em água, assim não é necessário muitas lavagens quando a água está bem limpa.
  2. Não lavados:  A quantidade de nicotina nas embalagens (0.5%) é o que indica que o tabaco é lavável  Quando o tabaco não é lavável essa porcentagem é de 0,5%. Os sabores variam de um fumo lavado para um não-lavado, pois lavado não absorve tanto o sabor no fumo. Já o fumo não lavado tem mais sabor mas pode ter leve gosto de tabaco.
  3. Herbal: Nas essências herbais, normalmente se utiliza outra planta, como folhas de chá, por exemplo. As essências herbais não contém nicotina, mas o gosto é bastante diferente dos fumos tradicionais.
mel

2. Mel ou Melaço
Há inúmeras marcas que utilizam o mel (de abelha) e tem outras que utilizam o melaço (de cana de açucar).  Tanto um quanto o outro são misturados ao tabaco para que ele fique com a consistência ideal para se absorver mais a essência com o sabor, e para que fique no ponto para se fumar. Normalmente os fumos que tem mais melaço duram mais que os menos melados, mais isso depende também do tabaco usado.
Glicerina
3. Glicerina: a glicerina, de origem vegetal, é colocada basicamente para evitar a queima rápida do fumo. Porém, há que se dosar corretamente a quantidade adicionada:  com pouca quantidade de glicerina o fumo não fica bom, pois queima muito rápido, com muita quantidade de glicerina o fumo fica muito seco, o que também leva a queima rápida.
Portanto, o fumo deve ter uma quantidade parcial de glicerina, o suficiente para melhorar a qualidade da sessão.
4. Essência: A essência é o que dá os diferentes sabores ao fumo (chocolate, choco-menta, chiclete, menta com limão, etc. Normalmente o que se usa são as mesmas essências usadas na indústria de alimentos.
Espero que tenham gostado. Um forte abraço e até a próxima!

Qualidade dos fumos. Saiba tudo dos melhores aos piores.

    Temos basicamente 5 categorias de fumos: Premium, Semi Premium, Média-Alta qualidade, Média Qualidade e Baixa Qualidade.
      Antes de tudo, vamos entender o quê vai no fumo: Tabaco, mel, glicerina e essência.
      O tabaco pode ser produzido em muitas regiões do mundo, há regiões que ele é mais claro, mais escuro, mais forte, menos forte etc. Tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana L.(Solanaceae). Então você já sabe de onde vem a nicotina dos fumos, também deve saber que existem tabacos lavados, não lavados e herbal. Os lavados têm menos nicotina (aproximadamente 0,05%), os não lavados são praticamente puros e são mais fortes (aproximadamente 0,5%) e os Herbal são bem tratados, lavados etc. Não contém nicotina. [Leia mais sobre fumos lavados, não lavados e herbal aqui].
mel, como vocês com certeza devem saber vem da abelha, porém o mel usado na produção de fumos para arguile é mais liquefeito (deixa-se mais liquefeito colocando-o em banho-maria ou exposto ao sol). O mel é que dá também o melaço do fumo.
glicerina (vegetal) é colocada para evitar a queima rápida do tabaco. Porém se colocar em grande quantidade, o fumo ficará muito seco e, se colocar em pouca quantidade, ele queima muito rápido.
essência é o que dará o sabor ao fumo, não sei ao certo como as empresas de fumos a desenvolvem e como fazem para que ela seja fixada no fumo.
Então como já entendemos com quais ingredientes são feitos os fumos para arguile, podemos entender porquê existem essas 5 categorias.
  • Premium, é categoria dada a fumos que realmente você pode comprar sem pensar, pois são fumos feitos com os melhores produtos do mercado e alcançaram a excelência na fabricação. São os fumos mais repeitados do mercado e têm uma duração média de 1:40hrs. São eles:
Romman
Starbuzz


Fantasia
Uma marca de sabores exóticos e que combinam a satisfação de fumar um arguile tradicional, com estilos de vida contemporâneos.
  • Semi-Premium são fumos que você pode também comprar sem pensar, têm uma qualidade muito boa, mas são inferiores aos Premium (obvio). Também são mais baratos e têm uma duração média menor, em torno de 1hr. São eles:
Al Fakher
Mizo
Produzida pela Nakhla para atingir um outro público, um público um pouco mais exigente. Não que Nakhla seja ruim, pelo contrário, é uma marca muito respeitada assim como Mizzo vem ganhando muito mercado por ser, digamos, superior a linha principal que segue o nome da empresa, Nahkla.
  • Média-Alta Qualidade. Estes são fumos com uma qualidade muito boa, podem ter uma duração muito grande e tem um gosto exelente, mas existe uma grande variação de cada marca.
Tangiers
É um fumo feitos nos EUA, é bem forte mas sua duração pode chegar até 5hrs (dependendo da forma que é armazenado e quanto tempo você deixa-o pegando umidade). Leia a entrevista do blog com o Eric Hoffman, criador dos fumos Tangiers.
 Fumari
É um fumo com uma duração muito boa, não me recordo ao certo pois faz um bom tempo que experimentei. Ele é extremamente saboroso e bem fácil de guardar.
  • Média Qualidade. São fumos com tudo mediano, tempo de duração, sabor etc.
 AL Waha
 Nakhla

  • Baixa Qualidade. É a classe dada à fumos que são realmente não valem a compra. São feitos com ingredientes de baixa qualidade, queimam rápido, raramente tem um gosto bom e são bem baratos (claro). Sua duração média é de 25min.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mas afinal, o que é Narguile?

 O que é Arguile? Arguile, Narguile, Arguilé, Hookah.. etc, são nomenclaturas adotadas por vários tipos de regiões ou países.
       Um Arguile, nada mais é do que um cachimbo d’água, onde você fuma vários tipos de essências, apreciando novos sabores e aguçando seu olfato e paladar.
Como Funciona?


       

      Ao fumar, o ar que entra no arguile é aquecido pelo carvão, que por sua vez queima a essência liberando todo seu aroma. O “ar aromatizado” entra pelo Stem (cano principal do arguile) e desce até o vaso contendo água para que a fumaça seja resfriada, tornando-a agradável na hora que chega até sua boca. Então você aprecia todos os momentos bons que uma sessão de arguile pode lhe oferecer.


Arguile e seus componentes.Um arguile não é só formado pelo Stem e pelo vaso, sua composição agrega:
Stem = Haste principal (corpo do arguile)
Vaso = Aonde vai à água
Rosh = Aonde você coloca o fumo
Prato = Serve de apoio ao carvão
Mangueira = Serve para levar a fumaça do arguile até sua boca


       Há varias hipóteses de onde surgiu o primeiro arguile, quase todas em seu sentido verdadeiras. Relatos nos apontam para Europa, América, Índia, África e Pérsia. Historiadores indicam a América como principal fonte criadora e até inspiradora para a Europa, que por sua vez passou os costumes para Ásia e África. Intensos estudos realizados no século XX alegam que o ato de fumar tabaco no assim chamado cachimbo d’água foi importado da América para há África vários séculos antes da chegada dos europeus… (por L. Wiener).

        O pesquisador Americano J.A Frank livremente afirma “Dois mil anos antes da descoberta do arguile, parece que um cano de água chamado Dhoom Netra, cheio de ervas aromáticas e plantas medicinais, e também, muito provavelmente com as drogas, foi fumado”.
     A origem persa é certamente confirmada pela BM Du Toit depois de ter realizado um grande trabalho etnográfico na África. O pesquisador estava interessado na origem do dagga (cannabis) e repetidamente ressalta o uso de tubulação de água “Dakka”. Vários especialistas consideram a possibilidade de uma origem africana para o cachimbo d’água
       Em resumo, o uso do cachimbo d’água, em grande parte, pode ser afirmado como simultâneo e com suas adaptações através dos anos entre várias regiões do mundo. (…)
SaúdeVamos aqui expor nossas opiniões, pois temos que lutar pelo nosso direito de saber a real maleficência que o arguile faz.
       Esse mito de que “um arguile = 100 cigarros” nada mais é do que mídia manipulada, que em minha opinião, os “reis do tabaco”, donos de empresas de cigarros viram que as pessoas acharam uma “alternativa” para o vicio no tabaco e manipularam a mídia para que o arguile fosse taxado como “demônio para saúde”.
Eu não vou ser hipócrita e dizer que o arguile não faz mal, tudo que é fumaça faz mal. Mas usado moderadamente e da maneira certa (sem substâncias ilícitas), o mal que pode causar a saúde é irrelevante ao prazer de uma boa sessão. Os primórdios do cachimbo d’água fumavam desde a Pré-adolescência e morriam com mais de 100 anos, assim como hoje os turcos, libaneses e árabes!
O que na realidade ocorre, é que, muitos antropólogos acham que o cachimbo d’água não faz tão mal quanto a mídia diz, e os profissionais de medicina defendem a teoria deles, de que uma sessão de arguile é igual a fumar 100 cigarros. Mas enquanto essa “discussão” entre médicos e antropólogos não pararem e eles entrarem em acordo para descobrir o quão mal faz realmente a saúde, nunca teremos uma resposta verdadeira e definitiva.

x